quinta-feira, junho 22, 2006

Aos fundamentalistas de plantão

Os fundamentalistas da publicidade e dos prêmios que me perdoem mas como não falar de moda, estando há quase uma semana em Cannes. Tudo aqui em volta respira moda. Entenda-se por moda, roupas e calçados de altíssimo luxo para altíssimo poder de compra. Tá certo que aqui na Rue D'Antibes, onde fica o meu hotel, aqui e ali vê-se uma loja assim, como direi, mais barata. Mas é só para disfarçar. Mas vamos ao que interessa: a moda das duas noite de entrega dos prêmios que assisti no Palais.
No começo estranhei o que estava escrito no convite. Traje black-tie. Então pensei, como não sou homem isto não tem nada a ver comigo mas, confesso, que continuei preocupada. Uma amiga jornalista, habitué destas festas há dez anos, me avisou. Liga não, o pessoal todo vai informal.Tem gente até de jeans no palco na hora de receber o prêmio. Tá certo, vou olhar o que trouxe na mala, caprichar no visual e pronto. Pra que me preocupar com coisa tão fútil. E lá fui eu. Eu e todo o mundo.
Cheguei meio atrasada e no auditório já estavam todos sentados em enormes cadeiras vermelhas. Não dava para ver direito o jeito fashion do pessoal. Só pude reparar que havia uma turma toda de preto na frente e outra toda de camisas brancas sentada atrás. Aqui e ali os tons da moda. Um pantone com as cores básicas.
Começou a entrega dos leões. As meninas do palco brilhavam com seus longuinhos. O apresentador e o organizador de black-tie, e os grandes vencedores com trajes dos mais variados feitios e tamanhos. Jeans, bermudas, camisa de xadrez, saia curta, saia comprida.Cheguei mesmo a ver uma etiqueta do lado de fora do vestido novo da francesa que subiu no palco para receber o seu prêmio. Pela roupa que estavam vestindo, me senti igualzinha a eles. Com um grande diferença, a de que os spots estavam em outra direção.
Por coincidência, a palestra que vou assistir amanhã é sobre esse tema - Moda e Estilo de Vida. No press-release que acabei de ler tem uma frase que diz o seguinte: pense no consumidor como um desbravador, um expedicionário, sempre explorando o novo, o diferente e os extremos. Tem tudo a ver com esses criativos caçadores de leões, não tem?
Nota fashion: ter escrito na parte de trás do casaco a palavra Special ou trazer na t-shirt a frase Feel Good é moda por aqui. Saem as marcas, entram os consumidores dizendo o que pensam. Uma tendência?

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito gostoso ler estas crônicas. Deu para me sentir em Cannes, viu?
Beijo.

Unknown disse...

Bom Dia. Achei muito interessante essa nova mentalidade que se instala na cabeça da pessoas com relação a aparência. Como vestir-se, o que usar em eventos como esses, temos que seguir tendências ou podemos criar, naturalmente algo que nos deixe elegantes, mais ao mesmo tempo informal e livres para usar nossa critividade, usando o que nos cai bem e não o que fica bem em outras pessoas. Fui à um casamento de um amigo do meu filho, onde a idade variava até 35 anos e a grande maioria estava vestido assim sem formalidades, camisas brancas, listradas e xadrezes com calças jeans ou de gabardine de seda, sem gravatas, com meias e sandálias e as meninas também com roupas longas ou curtas até a canela, cabelos livres e soltos, rasteirinhas, bolsas de lona etc. e tal, mas bem ao gosto da nova era, essa que está procurando um vestir-se de acôrdo consigo mesmo, já chega de ficar parecido com outra pessoa. Isso vale para todas as nossas atitudes, que devem ser o melhor possível diferenciadas. Parabéns pela sua coluna, é muito criativa e nos dá informações valiosas de forma geral desses eventos que acontecem pelo mundo afora.