sexta-feira, junho 22, 2007

Al Gore. O Leão Verde




"Fotos só nos primeiros cinco minutos". Depois de esperar numa grande fila e debaixo do maior sol, afinal estamos no verão em pleno Mediterrâneo, finalmente lá conseguimos entrar. Alguma revista e uma certa correria. “Fotos só nos primeiros cinco minutos”, avisavam insistentemente toda vez que viam uma câmera pronta para atirar. Lugar na frente, antes da área VIP, e um slide show para criar ambiente. Tudo preparado, só faltava esperar pela entrada do tão aguardado. Luzes diminuem, entra um clipe pedindo socorro e surge a terra, linda, colorida, no telão. Apresentações feitas, Al Gore no palco. Ele agradece a presença de todos e a da sua mulher que o acompanhou. Os das digitais e tele-objetivas voltam para o seu lugar.
"Eu preciso da sua ajuda". Acredito que como eu, a maioria das pessoas que estavam na fila para entrar perceberam, logo nas primeiras palavras, que Al Gore não foi fazer uma palestra sobre meio ambiente. Como ele mesmo disse logo no início “I need your help”. Gore aproveitou a presença do mercado publicitário ali em peso e partiu para o ataque nessa sua missão de profeta do ambiente. Ele já esta na segunda fase da sua campanha, por sinal muito bem planejada, para essa verdadeira cruzada que muita gente desconfia mas, até agora, ninguém sabe onde vai chegar. Apresentar o grande problema ele já apresentou, a divulgação mundial foi feita – agora mesmo acaba de receber o Prêmio Príncipe das Astúrias, na Espanha, além de ter sido um dos nomeados para o Nobel. Não levou desta vez, mas não vai perder a esperança.
"O amanhã já é hoje". Nos minutos finais, depois de elogiar o público, alertou para a enorme responsabilidade de todos. Chegou mesmo a dizer que quando as notícias são más, ninguém quer pensar, ninguém que fazer. A crise ambiental exige e "poucas gerações ao longo da história tiveram o privilégio de perseguir um imperativo moral, uma causa partilhada e unificadora”. Depois das perguntas do auditório, mais um prêmio – o Green Lion de Cannes. Se continuar assim, o clima está mais do que favorável para Al Gore.


Nenhum comentário: