domingo, novembro 21, 2010

O Dia Seguinte...

Hoje, Lisboa amanheceu de ressaca depois de assistir ao bombardeio de notícias, conferências de imprensa, entrevistas, comentários, análises, chegadas e partidas sobre os mais de 40 líderes mundiais que passaram por aqui durante a Cimeira da Nato/Otan.

Nesses últimos dois dias era impossível não saber que havia algo no ar além dos aviões de carreira. Nos cafés ou em frente às televisões, muitos lisboetas aguardavam pacientemente as matérias que os incansáveis jornalistas tentavam fazer para sair do chamado lugar comum - a meu ver sem grande sucesso, apesar do reconhecido esforço de todos. Profissionais sempre atentos, entenderam rapidamente que o “briefing” já havia sido dado e discutido pelos interessados, e que as peças finais se resumiam à clássica foto de família com todos os líderes presentes e a um folheto azul com onze páginas - o Conceito Estratégico - apresentado logo no primeiro dia da conferência com visível orgulho pelo secretário-geral da Nato/Otan, Anders Ramussen, nunca sem antes dizer o já conhecido “também disponível online”.

Pronto, caiu a ficha - para combinar, de metal como as balas. Como um tiro certeiro e com o sigilo necessário, o mundo mais ou menos informado descobriu que a campanha já estava pronta, mas ainda faltava o mais difícil - apresentar aos interessados o que já havia sido decidido. Entre encontros diplomáticos pelos corredores, reuniões bi-laterais e declarações previsíveis, ficaram sabendo no “timing” certo e com tradução simultânea, do quanto ainda vai custar em tempo, vidas e dinheiro, a difícil saída do Afeganistão, o indestrutível escudo de defesa antimíssil na Europa e o enterro dos fantasmas da Guerra Fria. A ameaça agora está na Ásia, avisaram os poderosos antes de partir…

Na despedida, sem perder tempo, alguns governantes ainda foram fotografados dando apertos de mãos e acenando de dentro dos seus carros blindados. Outros, como o combinado, fizeram os mais que justos agradecimentos à organização e para não haver maiores dúvidas, um aviso que caiu sobre os corações e mentes dos mais desavisados - em 2012 a Cimeira Nato/Otan será realizada nos Estados Unidos. Quem viver, verá.

2 comentários:

Folhetim Cultural disse...

Olá lhe desejo um bom fim de semana, parabéns pelo teu blog... É Ótimo saber que podemos contar com blogs que tenham conteúdo bom!

eu também tenho um blog e em janeiro vai ter coisas diferenciadas, como esporte, comunicação, politica, espiritualidade entre outros assuntos, e também atrações como O poeta entrevista, Café da manhã com poesia, Chá das 5 entre outras... Atualmente falo da minha região e dos fatos culturais...
gostaria que visita se espero que goste este é o endereço: informativofolhetimcultural.blogspot.com

Ass: Magno Oliveira

Unknown disse...

Cai aqui de paraquedas mas gostei muito das crônicas que li.