sexta-feira, novembro 19, 2010

Chove lá fora...

Lisboa, segurança máxima. A capital do país de brandos costumes recebe até amanhã mais de 40 líderes mundiais para a Cimeira da Nato/Otan. Para ficar no centro da agenda internacional, Portugal mais uma vez empresta por dois dias os seus magníficos espaços, a presença de seus representantes e a paciência de seus cidadãos em nome da segurança dos povos, das ameaças ocultas, das missões de paz que nunca terminam e das novas estratégias que os nossos governantes estão sempre a planejar.

As comitivas não param de chegar e só Barack Obama traz mais de 900 pessoas. No Centro de Imprensa, tudo preparado para receber 2400 jornalistas. Lá dentro, a mais alta tecnologia, antenas poderosas, telões gigantes com avisos em todas as línguas e os jornalistas que andam para lá e para cá em busca das mais recentes conferências de imprensa, notícias e informações. Cá fora, revistas policiais, trânsito condicionado, avenidas interrompidas para a passagem dos que não podem perder tempo e o ponto facultativo, oferecido como brinde à população. Fiquem em casa e não atrapalhem - pareciam dizer os sinais para pedestres que desde ontem à noite acendiam e apagavam nas esquinas já quase vazias do velho centro histórico. Cercados pelas câmeras dos profissionais, políticos discursavam na Praça Camões e manifestantes deitavam nas calçadas fingindo de mortos, fazendo o seu momento de história, bem em frente aos postes de luz com caravelas penduradas num flash-mob nada programado. Descendo a ladeira, lá íamos nós apressados para não perder o horário do trem de volta pra casa.

Hoje, no Parque das Nações, na parte moderna da cidade, tudo irá acontecer em encontros marcados nas salas do enorme pavilhão. Na agenda, a nova estratégia para o Afeganistão, as relações com a Rússia e uma nova imagem para a Nato/Otan, palavras que leio e ouço repetidamente na TV. É aí que mora o perigo, penso, enquanto da minha janela observo como os adoradores de aviões, um enorme jato (Air Force One?) que cruza o espaço aéreo exclusivo. Eles estão chegando e elas também. Para as senhoras, programas especiais - visita ao Museu da Moda, almoço com copos de cristais e lindas porcelanas Vista Alegre e para as que não estão de dieta, deliciosos pastéis de Belém, símbolos da boa hospitalidade portuguesa. Do alto dos seus saltos, com certeza vão agradecer com amáveis sorrisos e um o-bri-ga-da!

Chove lá fora. Do outro lado do rio Tejo, enquanto escrevo, boa parte do mundo está reunido em busca de soluções. Continua a chover, mais forte agora - um bom dia para arrumar as gavetas com as roupas do inverno e um bom dia para que os senhores da guerra resolvam tirar de uma vez por todas, todos os esqueletos do armário num dos maiores desafios deste novo século. Lisboa, vontade máxima.

Nenhum comentário: