quinta-feira, março 22, 2007

"I love Cannes"

Publicitário ou melhor, o brasileiro com um certo poder aquisitivo em geral, tem mania de viajar. Viajam sempre que podem e que não podem. Os destinos preferidos da maioria é o célebre circuito Nova Iorque, Paris, Londres. Se bem que Miami e Barcelona também estão no páreo, para públicos diferentes, é claro. Roma idem e Amsterdan, como ia me esquecendo…Depois da viagem, as exaustivas sessões de fotos, agora digitais, direto na telinha do computador ou no telão de plasma. Por incrível que pareça, os lugares que visitam são os mesmos e os comentários também não mudam. Devem fazer parte do certificado de autenticidade do ‘eu também estive lá’. Comparações não faltam e as exclamações tipo ‘I love New York’ vêm sempre na bagagem. Alguns, chegam até a trazer os hábitos da sua cidade preferida do hemisfério norte para dentro de casa, em pleno sul do Equador - o chá das cinco e outros pecados menores entram para o cardápio, sem mesmo pedir licença. Passaporte na mão e conseguir o tal do visto, para muitos, é quase uma carta de alforria. Hábitos globalizados, gostos generalizados.

Mas existem viagens e viagens. Uma ida ao Festival de Publicidade em Cannes, por exemplo. Está bem, ninguém resiste a dar uma passadinha por Paris, nem que seja só para ficar algumas horas no aeroporto à espera do vôo para Nice. Os mais sortudos, acabam ficando a semana inteira. Mas voltando à Cannes ou indo, não sei, viajar é abrir a cabeça para novas idéias, novos comportamentos e tudo que posso acontecer naqueles dias, horas, minutos e segundos em que nos sentimos inteiramente disponíveis para o que der e vier. Qual uma esponja, absorvemos as informações e jogamos no nosso liquidificador mental, para alguns, batedeira, e deixamos de molho, para alimentar os neurônios sempre que for preciso.

Cada um tem a sua receita e os caminhos da criatividade são sempre um mistério. Mas sair do lugar comum, descobrir novos atalhos e, principalmente, trazer o mundo na bagagem já é um bom começo. Só não vale depois passar as intermináveis fotos para quem quiser ver.

Nenhum comentário: