quarta-feira, outubro 14, 2009

Desabafo em Lisboa

O plano foi perfeito - o alvo escolhido, uma peça ‘tão engraçada e inocente’ feita pela atriz brasileira Maitê Proença para o GNT, sobre um país chamado Portugal. Alguém descobriu a dita - o vídeo é de 2007, colocou no Youtube, avisou a quem interessar possa e acendeu o rastilho. Matérias nas TVs, nos jornais, sites, blogues, google, twitters, e-mails, opiniões on e of line inundaram o dia e a paciência de uma cidadã luso brasileira como eu que foi obrigada a interromper várias vezes o que estava fazendo para responder a inúmeras perguntas, ouvir opiniões absurdas e algumas provocações nada simpáticas.

Mas será que este “fait divers”, como costuma dizer um jornalista amigo meu, merece tanta relevância chegando até a ser noticiado no horário nobre? Infelizmente, parece que sim. Em pouquíssimo tempo, estava armada a grande saia justa onde algumas vozes ditas responsáveis se sentiram profundamente ofendidas com a má educação e falta de informação da famosa em questão e, sem medir esforços nem cuidados, atacaram e reagiram como puderam. Sem limites e de arma em punho saíram disparando palavras e imagens em todas as direções, desencadeando uma nova onda de xenofobia, complexos, visões retorcidas, preconceitos e ressentimentos adormecidos contra quem não tem nada a ver com isso - os brasileiros e brasileiras que por cá vivem.

Passado o susto e a fúria inical, está na hora de recolher os cacos e apresentar as necessárias desculpas. Aceitas ou não, fica difícil de entender que no ainda início deste novo século, onde sem o menor esforço aprendemos a deletar o supérfluo, plugar emoções sem remorsos e a fazer zapping nos nossos sentimentos e opiniões, não somos capazes de lembrar de uma frase nada original que ouvi num passado não muito distante - a comunicação é uma arma poderosa e a atenção e o respeito pelo público devem estar em primeiro lugar. À distância de um click, todo o cuidado é pouco.

3 comentários:

Unknown disse...

Aos públicos vende-se. De Pessoa e Camões colhe-se. Viva a ti, minha irmã. Nuno

Luiz Felipe disse...

Marise: Perfeito!
Nuno: É isso! Um brinde, com uma boa bagaceira, a nossa irmã.

LMFM disse...

Como português fiquei zangado com aquele video mas também fiquei envergonhado pela forma como alguns Brasileiros que cá vivem levaram por tabela. Vendo as coisas mais a frio, quem fica muito mal e se envergonha a si mesmo é a própria Maitê.
Cumprimentos.