terça-feira, maio 29, 2007

Pausa para a meditação

Nos embalos de sábado a noite, resolvi ligar a televisão. Na SIC - um dos quatro canais do país - assisto de um fôlego só a abertura de Paraíso Tropical. Copacabana me engana com a sua paisagem deslumbrante. Fazendo uma coisa aqui, outra ali, sigo meio distraída o que está rolando na telinha. No intervalo comercial, barulho e explosões coloridas no céu. Corro para a janela e não muito distante vejo uma cascata prateada de fogos de artifício desabando sobre o Tejo. É o Rock in Rio avisando que em 2008 as águas vão rolar de novo em Lisboa. A seguir, ainda no horário nobre, o Leblon em Páginas da Vida, diz a voz off na TV. É a minha cidade tão distante a mostrar que a beleza ainda existe…

quinta-feira, maio 24, 2007

Al Gore. Agora ou nunca


O ex vice-presidente dos EUA, Al Gore, foi convidado pela Y&R para participar do Festival. Aceitou, é claro. A sua verdade inconveniente vai poder ser vista e ouvida em pleno Palais, no dia 22 de Junho.
Depois da derrota nas presidenciais de 2000, Al Gore não quis passar para a história como um perdedor. Como todo bom político, mais do que depressa buscou um novo caminho que o levasse a uma nova imagem, forte e positiva - a de um paladino por uma causa civilizacional. Como consequência desse seu esforço e das inúmeras conferências que já fez por este mundo afora, retomou o prestígio e o seu nome ganhou uma nova dimensão, que culminou numa proposta para o prêmio Nobel da Paz 2007.
Em fevereiro, Lisboa contou com a sua presença num encontro memorável. Quem viu saiu impressionado com a versão atualizada dos fatos e o seu apelo final para salvar o planeta “Temos tudo o que é necessário para isso, menos a vontade política, mas esta é um recurso renovável”, disse um sarcástico e bem humorado conferencista.
As imagens não mentem. Enquanto o gelo do Ártico derrete, os furacões varrem as cidades, as secas arrasam a vida de milhões de refugiados e os gases do efeito estufa aquecem a atmosfera, este profeta do apocalipse, transformado num one-man show, marca o seu espaço e busca uma nova forma de fazer política no Sec.XXI. A não perder.

quarta-feira, maio 16, 2007

Contagem Regressiva


No próximo dia 17 de Junho, começa o 54º Festival Internacional de Publicidade. Há um mês do evento que move multidões de publicitários, publicitárias e afins, fui mais uma vez dar uma olhada no site para começar a me sentir de novo lá dentro do Palais, subindo e descendo as escadas, entrando nos auditórios para ver e ouvir as palestras e as entregas dos prêmios, corujando as novas propostas dos youngs, disputando quase a tapa um computador com teclado e acentos no Press Center, encontrando os amigos e descobrindo ou tentando descobrir o que faz com que tanta gente se interesse por esse negócio chamado criatividade e boas idéias. Atenta a tudo e a todos espero passar uma semana mergulhada em informação e, se o tempo permitir, mergulhada no azul do mar da Riviera.
Em tempo: acabei de receber a minha ‘Registration Confirmation’. Já estou me preparando, e ganhando forças extras, para enfrentar os leões de todos os dias e aqueles que ainda vou encontrar pelo caminho. Cannes 2007 vai ser Hot. Hot dog.

domingo, maio 06, 2007

Um minuto para os comerciais


Depois de algum tempo em silêncio, este blog volta a rugir. Cannes é só em Junho. Enquanto isso…

Sorria, você está na Barra. É impossível ficar indiferente a esse outdoor bem na luz do fim do túnel. Mas, a partir daí, prepare-se - pegue o seu the book is on the table, porque a lesson 1 vai começar. Body Tech Academy para corpos perfeitos e sarados, as melhores famílias atrás dos muros dos Gardens Greens de todas as cores, Palaces e mais Palaces para o descanso da alma, do corpo e do estômago, Hollywood Planet, Shoppings, Markets e Outlets com direito a visão da estátua da Mrs. Liberty em Downtown e, à sua direita, em construção, o Day Medical Center com mil salas e consultórios para mostrar que ainda somos humanos. Hellooooouuu! we are in Rio, ok?
Na Avenida das Américas, ônibus e frescões passam apressados a caminho de Mangaratiba, Porto das Pedras, Jacarepaguá, Mandala, Vargem Grande, Alvorada. São os cariocas de serviço indo e vindo desta Miami fake. É cedo e ainda não tocou a sineta no Recreio dos Bandeirantes. De volta pra casa, a Rocinha - terra de todos e de ninguém - acende e apaga as sua luzes, espiando os inocentes e os não tão inocentes assim. Minha oca é em Copacabana diz um caramuru sentado ao meu lado. Desço na praia. Minha terra tem coco nuts trees.