quinta-feira, julho 29, 2010

Casamentos que marcam

Está aberta a temporada de casamentos - depois das praias e de seus ilustres veraneantes, do calor que só aumenta, das festas no Algarve e dos festivais de música, este é o tema de acaloradas e românticas conversas nas mesas das esplanadas e cafés de Lisboa. Para os milhares de apaixonados portugueses, o verão é a época certa para “dar o nó” e comemorar com a família e os amigos no chamado “copo d’água” - mais do que uma cerimónia, uma verdadeira experiência gastronómica, mesmo para aqueles que já estão acostumado aos sempre surpreendentes prazeres da mesa. Um dia inteiro de festividades com direito a pequeno almoço (café da manhã) na casa dos pais dos noivos, ida à igreja, almoço, sobremesas e mais sobremesas e, para finalizar, uma pequena ceia ao final da noite para os mais resistentes que aguentaram a maratona. Tudo isso regado a muita música, vinho, champanhe e a presença dos noivos do princípio ao fim. Afinal, quem é que quer perder um dia desses?

Mas a tradição com séculos de bons augúrios e chuvas de arroz com pétalas de rosas está dando lugar aos casamentos patrocinados. Funciona mais ou menos assim - empresas oferecem tudo, ou quase tudo. Do bolo às alianças, dos vinhos aos sorvetes, do carro dos nubentes ao sorteio de uma viagem para os ilustres convidados. Em troca, recebem sobre os seus produtos os comentários quase sempre favoráveis do grupo de formadores de opinião ali presente e a certeza de que a grande maioria poderá vir a se tornar futuros cliente. É o mundo dos famosos, das celebridades marcas registradas chegando cada vez mais perto do cidadão comum, que abre as portas de sua casa e de suas emoções em busca do chamado prestígio embalado para presente. Vida longa para os noivos!

quinta-feira, julho 22, 2010

Férias, verão, prêmios e refrigerantes

O que fazem os portugueses nas férias em tempos de crise? De acordo com um estudo da consultora GfK, este ano cerca de dois terços vão passar a tão esperada temporada em casa mesmo. Quem tem praia perto, aproveita para dar uns mergulhos sem gastar muito dinheiro. Quem não tem, inventa. Ou como dizia o meu velho pai publicitário - “ Quer um bom programa? vai ali em baixo, compra uma revistinha e uma
Coca-Cola, e pode ser que a tampinha venha premiada”. Sábias palavras que não fazem a cabeça de todos os filhos, é claro, mas por aqui o que não falta é imaginação. Para mudar a rotina da família “não ligamos a televisão sem ser em canais de desenhos animados e música, e não ligamos o computador”, declarou uma atenta dona de casa. “Os meus filhos vão com a família para o Algarve, mas para eles irem fico eu em casa”, justificou a outra e “Crise é para os ricos, pobre é pobre”, explicou a máxima tupiniquim ao jornal DN online uma sensata mãe brasileira que vive e trabalha neste país, enquanto comprava os bilhetes de trem para levar as crianças a um passeio para ver o mar próximo à Lisboa. Pelo andar da carruagem, o “Faça férias cá dentro”, tema de campanha do turismo interno, nunca foi tão oportuno e verdadeiro. Será que as tampinhas de refrigerantes ainda trazem prêmios?