terça-feira, julho 21, 2009

Com a cabeça na lua


Há quarenta anos atrás, com a cara grudada na TV, fui uma das testemunhas da chegada do homem à lua. Hoje, um dia depois das comemorações desse passo histórico, estou em frente à tela do computador e acabo de fazer o download gratuito do Google Moon - uma ferramenta que permite ver as imagens do satélite, fotografias e vídeos das várias expedições da Nasa. “Essa menina está sempre no mundo da lua”, já dizia a minha avó. E não é que ela tinha toda razão?

quinta-feira, julho 16, 2009

Sol, sorvetes e latidos


Para uma carioca como eu, nascida e criada na maior parte do ano debaixo de 40º à sombra, a gente só começa a notar que o verão lisboeta chegou mesmo, quando um dos nossos apresentadores do telejornal diário desaparece da tela por alguns dias e, de repente, lá está ele de novo, queimado e muito mais moreno do que deveria. Quando no comboio (trem) de volta para casa às seis horas da tarde está todo o mundo feliz da vida, de mala e gravata desapertada, lambendo tranquilamente o seu sorvete preferido ou quando me pego fazendo as contas para a temporada de saldos que acaba de começar. Há um outro hábito, este bastante cruel, que como uma gripe sem cura costuma acometer nas férias os donos de animais de estimação – por uns dias de sol e água quente nas praias do Algarve são capazes de abandoná-los na primeira esquina do bairro. Campanhas são feitas, avisos são dados, mas entre um latido e outro preferem não ouvir o que acabaram de deixar para trás. E quando a gente pensa que este mundo está perdido, uma ideia salvadora vem voando, virando notícia nesta manhã ensolarada - foi criada nos Estados Unidos a Pet Airways http://petairways.com/, a primeira companhia aérea só para animais. Caaaaalma... os voos são só para algumas cidades americanas, mas já é um bom começo. Em vez de serem transportados como mercadorias nos porões gelados, os queridos e fofinhos podem viajar sozinhos, ou com os seus donos, na cabine e com todas as mordomias a que têm direito. Entre marés de desejos, vontades flutuantes, observações inusitadas e planos de alguns dias de descanso que nunca chegam, tenho a ligeira impressão que com este texto a minha “silly season”, como o verão é chamado por aqui, já começou.

sábado, julho 11, 2009

Na capa do livro


Enquanto Mario Quintana me olha
com o seu olhar de passarinho
eu por aqui vou levando
querendo voar do meu ninho.

domingo, julho 05, 2009

O Caio e a Betina


Os nomes da moda atacam de novo – e nada de Katias Vanessas ou Cristianos Ronaldos. Agora, os miúdos portugueses estão preferindo ser chamados de João e Maria. A simplicidade está imperando na hora da difícil decisão de ter de escolher o nome dele ou dela. Mas a lista para os pais e os palpites continuam... Em segundo lugar, Rodrigo, Martim, Diogo e Afonso. Para as meninas, Beatriz, Ana, Leonor, Mariana e Matilde. Num país onde centenas de nomes ainda são classificados como admitidos ou não admitidos, parece que também nesta matéria a coisa está ficando um pouco mais flexível. Pode ou não pode? De acordo com o jornal Público, depois da entrada em vigor da lei da liberdade religiosa (!) “os pais têm o direito de escolher para os filhos os nomes próprios das religiões em que os pretendem educar”, declarou um especialista na matéria. Daí a possibilidade dos mais pequenos serem chamados de Esaú, Belchior e Radja. Com todo o respeito, depois dessa não é a toa que uma das portuguesas mais famosas da nossa história comum seja conhecida como “D. Maria, a Louca”.
Ps: na foto, os brasileirinhos Caio e Betina